Tuesday, September 27, 2005

Adeus Skype

Depois da noticia que a eBay comprou o Skype, prontamente o desinstalei da minha maquina e passei a buscar alternativas. Talvez a mais interessante foi um programa chamado GIZMO que ao contrario do Skype, utiliza SIP como protocolo de VoIP e Jabber como protocolo de IM.
Por utilizar um protocolo padrão, é prometido por parte da equipe que desenvolve o GIZMO, fazer o mesmo conversar com qualquer dispositivo que entenda SIP, além de ser mais facil gerenciar o trafego que entra/sai da sua rede via Firewalls (O Skype usa porta 80 mas nao o protocolo HTTP, o que acaba gerando problema com alguns firewalls/proxies mais "inteligentes") e ser garantida a segurança do protocolo por ser um padrão aberto. Dois unicos problemas do ponto de vista de segurança existentes no GIZMO: Comunicação centralizada (No skype é peer-to-peer) em alguns servidores e algoritimos de criptografia até agora não foram revelados (skype utiliza AES 256 + RSA 1024).
Eu já estou utilizando, se alguem quiser testar, me avise!

2 Comments:

Blogger Augusto Barros said...

VP,

a comunicação centralizada traz a vantagem da configuração de firewalls, não é preciso abrir o protocolo para qualquer lugar. Além disso, se a criptografia for bem implementada não há riscos quanto à confidencialidade. Sobra o problema da disponibilidade, pois passa a existir um ponto único de falha.

2:58 PM  
Blogger Jose Silva said...

E a questão da monitoração por parte do governo americano (ó sempre eles), o skype por ser p2p ajuda a fugir desse possivel problema.
Para o Povo:
Os terroristas!! Os terroristas!!
Entre Eles:
Vamos aproveitar e monitorar todas comunicações principalmente aquelas que puderem prejudicar alguma empresa de capital americano! :-P

4:24 PM  

Post a Comment

<< Home