Wednesday, November 08, 2006

Good Coder

Outro dia me perguntaram, como fazer para ser um bom programador.
Não, eu não me considero um bom progamador, na verdade acho que sou do tipo que faz bons codigos de forma tosca. Existem programadores que se prendem a uma nova tecnica e novos estilos e acabam fazendo coisas toscas de forma boa.. eu os admiro entretanto sou muito ansioso, gosto de ver tudo funcionando rapidamente :-)

A minha formula para me tornar um programador nunca foi "programar nos meus momentos livres", pelo contrario sempre tratei a programação como parte do meu trabalho. Por que:
1) Você é cobrado por isso; e
2) Você é pago por isso.

No meu ultimo emprego, percebi o que mais gosto de desenvolver: Automatização de processos. Gosto de pegar um processo manual, semi automatico ou inexistente mas desejado e automatiza-lo, seja uma simples criação de excel, sistema de monitoramento anti-fraudes ou até um sistema de gerencia de identidades.

Outro ponto importante: Aprender novas linguagens. Isso por que uma nova linguagem sempre vem carregada de novos conceitos e novas tecnicas e truques que te forçam a quebrar velhos paradigmas e sair do comodismo.

Blá blá blá, segue um codigo que segue um pouco isso: Um sftp client que suporta multiplos servidores e arquivos para enviar e receber, tudo isso configurado através de um arquivo XML. Na sintaxe do XML, caso você não passe nenhum parametro para a tag "passwd", o script tentará utilizar seu par de chaves assimétricas. Sim o script é escrito em ruby!

Tenho outra versão que já está suportanto a validação do checksum para identificar se os arquivos chegaram de forma integra. Eu não postei aqui pq isso já faz parte de outro modulo que quem saiba um dia, eu publique.

O código se encontra aqui e o xml se encontra aqui.

Se alguem precisar de algo, me escreva.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home